Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com id: 53

Dia Internacional das Mulheres foi marcado por homenagens

 

A Câmara entregou na noite desta quinta-feira, 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a comenda Mulher Cidadã 2012. Autoridades, Familiares e amigos lotaram o Plenário da Câmara para prestigiar o evento.

 

No ano do centenário de Divinópolis foi entregue a décima edição do diploma Mulher Cidadã. Treze mulheres que tenham prestado serviços no campo das atividades educacionais, culturais, administrativas, religiosas, comunitárias e políticas, se destacando e contribuindo, direta ou indiretamente, para o progresso e desenvolvimento do Município e para o bem-estar da coletividade, foram homenageadas.

 

Conheça um pouco das homenageadas:

 

O Vereador Beto Machado entregou o Troféu Mulher Cidadã à Sandra Maria Teodora Amaral:

 

Sandra Maria Teodora Amaral é natural de Perdigão. Atualmente é proprietária da Rede de Supermercados Candidés. Atua também como Diretora do Sincomércio de Divinópolis. Sandra também é Presidente do Grupo de Apoio à Adoção de Volta pra casa e Vice-presidente do Conselho da Mulher Empreendedora. Foi a responsável pela abertura da Adoção em Minas e integra a Frente Parlamentar em Defesa da Adoção no Estado de Minas Gerais. Organizou e presidiu o Primeiro Encontro Estadual de Apoio aos Grupos de Adoção em Minas Gerais. Integra também, a convite do Senador Magno Malta, a Frente Parlamentar em Defesa da Família e À Convite do Senador Paulo Paim a Comissão dos Direitos Humanos do Senado. Convidada pela Câmara Federal, promoveu de 2008 a 2011 a Comemoração do Dia Nacional da Adoção, organizando caravanas regionais que participaram das atividades em Brasília. Sandra Maria Teodora Amaral participou ativamente das mudanças da Lei de Adoção e promoveu trabalho junto ao Conselho Nacional de Justiça sobre o tema. Sandra é também uma das fundadoras do Projeto de Deus do bairro Terra Azul.

 

O Vereador Adair Otaviano entregou o Troféu à Maria Longuinha da Silva:

 

Maria Longuinha da Silva nasceu em Eitoraí, no Estado de Goiás. Filha de Cravelino Afonso Machado e Ana Verônica Machado, mudou-se para Divinópolis aos 14 anos de idade. Casou-se cedo, aos 16 anos e logo aos 17 se tornou mãe pela primeira vez, quando nasceu a filha Tamires. Aos 21, teve sua segunda filha, Vanessa. Casada com um caminhoneiro que por causa do trabalho passava muito tempo em viagem, exerceu por muitas vezes o papel de mãe e pai. Sempre trabalhou, atuando como vendedora, costureira, manicure, diarista e até mesmo servente de pedreiro ao ajudar na construção da própria casa. Com o trabalho e o esforço, adquiriu uma Van, com a qual passou a trabalhar prestando serviço de transporte escolar e viagens. Maria Longuinha hoje é separada e divorciada, sendo responsável por sua casa e por seu trabalho.

 

O Presidente da Câmara de Divinópolis Vereador Anderson Saleme homenageou Marisa Gonçalves Rodrigues:

 

Marisa Gonçalves Rodrigues é natural de Divinópolis. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, é especialista em Administração Hospitalar. Atualmente exerce a função de Diretora Geral do Hospital São João de Deus. Casada com Marcelo Eduardo Costa, é mãe de Lucca Tadeo Rodrigues Costas. Marisa é conhecida por sua capacidade de resolver problemas, sempre com soluções práticas e criativas. Religiosa, costuma dizer que para Deus, nada é impossível. Seu vasto conhecimento pode ser percebido através de sua competência frente a função exerce no Hospital São João de Deus, este que é um dos maiores hospitais do interior de Minas Gerais e o maior de nossa região. Marisa Gonçalves Rodrigues também se dedica à filantropia e ao voluntariado tendo atuado em trabalhos junto ao Coral Menino Jesus do Padre Davi, na Ordem Hospitaleira de São João de Deus e no Carmelo Imaculada Conceição. A homenageada aponta o seu convívio com as Freiras Carmelitas como fundamental para o seu crescimento espiritual. Por sua dedicação, responsabilidade, capacidade e altruísmo.

 

O Vereador Antônio Paduano entregou a comenda à Luzia Maria Gomes:

 

Luzia Maria Gomes, ou Zizinha, como é carinhosamente conhecida, é natural do Distrito de Santo Antônio dos Campos, também conhecido como Ermida, aqui em Divinópolis. Filha de Pedro Jorge Fernandes e Maria de Oliveira, sSua infância foi na Comunidade de Lava-pés, onde já participativa das atividades religiosas através das coroações de Nossa Senhora. Na juventude, participou e foi vencedora de um concurso organizado para angariar recursos para a construção da escadaria da Igreja Matriz de Santo Antônio dos Campos. Sua dedicação as causas religiosas desde então tem sido notável. Por vários anos foi organizadora e incentivadora da Campanha da Fraternidade e durante 14 anos participou do coral da Igreja Matriz. Também foi ministra da Sagrada Eucaristia no período de 1998 a 2002. Luzia Maria Gomes atualmente é cursilhista, presidente do Apostolado da Oração pela terceira vez; é agente da pastoral do dízimo, membro da equipe de liturgia, do Conselho Pastoral Paroquial e a pedido do Pároco Padre Júlio é a organizadora das festividades realizadas na Igreja no mês de maio.

 

 A Vereadora Dra. Heloisa Cerri homenageou Adelci Mattar:

 

Adelci Mattar é natural de Carmo do Cajuru. Ainda criança mudou-se para Divinópolis onde iniciou seus estudos. Técnica em contabilidade é também dedicada as artes e ao estudo da parapsicologia e paranormalidade tendo passado por vários cursos e seminários voltados a estas ciências. Pintora é também orquidófila. Aos 16 anos de idade conheceu X Gontijo, homem de muita personalidade e força política com quem aprendeu muito. Viúva do empresário Mayrinck Pinto de Aguiar, ao lado deste foi pioneira da radiodifusão em Divinópolis onde juntos, através da Radio Cultura, hoje Rádio Minas, iniciaram a construção de um dos maiores grupos de comunicação do interior de Minas Gerais: O Sistema MPA que conta ainda com as Rádios 94, antiga Castelo Branco e Rádio Nova, antiga Rádio Brasileira e TV Candidés. Ainda hoje administra e comanda as empresas do grupo ao lado do filho Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior. Adelci Mattar também é mãe do jovem Arthur que já se encontra na palma da mão de Deus. Avó dos jovens Luca e Gustavo sempre esteve envolvida nos movimentos sociais. A reforma do antigo cadeião do Afonso Pena e a construção do Centro Comunitário do bairro Icaraí são algumas das obras que tiveram o envolvimento direto de Adelci Mattar.

 

O Vereador Edmar Rodrigues entregou o troféu à Ana Rosa Zica Ferreira:

 

Ana Rosa Zica Ferreira é natural de Dores do Indaiá. Filha do ilustre Ex Vereador Eliseu Zica e de Dona Odília Lopes da Silva. Em seu primeiro ano de vida mudou-se para Divinópolis e na vida adulta casou-se com José Eustáquio Ferreira. Mãe de Eliane Santos Zica, tem também uma neta de seis anos de idade. Professora de currículo vasto e exemplar, Ana Rosa Zica começou a lecionar na Escola Rural da Comunidade do Quilombo. Educação sempre foi sua paixão seja ensinando ou estudando. Com várias pós-graduações, Ana Zica também freqüentou diversos cursos, sempre procurando aperfeiçoar-se no magistério, profissão que exerceu durante toda a vida como se fosse uma arte. A homenageada também trabalhou ativamente em prol da educação inclusiva participando de cursos, fóruns e conferências para levar para o ambiente escolar esta experiência.

 

O Vereador Edson Sousa homenageou Maria Luzia Nogueira:

 

Educadora de grande competência e habilidade. Exerce funções ligadas à educação desde o ano de 1959, quando iniciou suas atividades no Patronato Bom Pastor. Alfabetizadora, é responsável por apresentar a Luz das letras a diversos divinopolitanos. Além de ensinar sempre foi dada aos estudos e por isto aperfeiçoou sua arte de educadora ao longo dos anos. Atuou em diversas escolas de Divinópolis e devido ao seu vasto conhecimento e experiência foi absorvida pela Décima Segunda Superintendência Regional de Ensino onde passou a fazer parte do grupo que define as diretrizes pedagógicas da cidade. Seu conhecimento da área e principalmente seu exemplo através de suas ações a levaram ao posto de Professora de Ética na Escola Integral. Religiosa, Maria Luzia Nogueira sempre esteve envolvida junto à Pastoral onde participou e ministrou cursos voltados para a espiritualidade entre eles o Curso de Espiritualidade e paz com a Doutora Xangai. Também esteve em vários retiros, inclusive com Frei Inácio.

 

O Vereador Geraldinho da Saúde agraciou Lucília Maria Lima:

 

Lucília Maria Lima é natural de Cláudio. Filha de Sebastião Otávio de Lima e Maria de Lourdes Lima mudou-se para Divinópolis em 1990. Casada com Rogério Antônio Lima é mãe de Lorrayne Camila Lima, hoje com 14 anos e Kauãh Lima, hoje com cinco anos. Por sete anos trabalhou na indústria têxtil. Em 2003 conheceu Valéria Guimarães, amiga que se tornou parceira nas atividades filantrópicas que passaram a exercer. Lucília ao lado de Valéria se tornou engajada na luta em auxílio de crianças portadoras de algum tipo de enfermidade grave. No decorrer desta jornada, Lucília enfrentou uma grande luta ao lado da amiga que se descobriu ter um filho, o pequeno Lorram Guimarães, portador de grave doença no coração. Lucília e Valéria se uniram e mobilizaram amigos que conseguiram custear a cirurgia necessária no tratamento de Lorram. Foram arrecadados 23 mil reais que permitiram que hoje o jovem esteja com saúde vivendo plenamente os seus 14 anos de idade. Este episódio fez com que Lucília se unisse a outras pessoas que passaram a lutar para que crianças tivessem acesso aos caros tratamentos de saúde. Assim nasceu a Associação Coração de Criança que presta inestimáveis serviços à nossa região. Lucília é uma das fundadoras e presidente da Associação Coração de Criança.

 

 

O Vereador Hilton de Aguiar homenageou Rosa Cristovam da Silva:

 

Rosa Cristovam da Silva é natural de Divinópolis. Filha de Maria Francisca da Fonseca e José Cristovam faz parte de uma família de 20 irmãos, sendo que destes dezesseis ainda estão vivos. Casada com Luiz Silva é mãe de sete filhos, dezessete netos e cinco bisnetos. Pessoa muito querida, mulher exemplar dedicada à família, acolhedora e mãe exigente. Orientadora, responsável, lutadora e caridosa. Católica dedicada é colaborada da Conferência Santa Cecília e da Legião de Maria. Moradora conhecida do bairro Interlagos, reside nesta comunidade há 49 anos.

 

O Vereador Milton Donizete agraciou Maria Vicentina Santos:

 

Maria Vicentina Santos, também conhecida como Dona Regina é natural de São Gotardo. Filha de Sebastiana Maria de Jesus, atualmente exerce a função de gerente do Serviço Municipal de Controle, avaliação e regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Trabalha na SEMUSA há 25 anos e sua função atual consiste em fazer o controle físico e financeiro de procedimento ambulatório e hospitalar de Divinópolis e mais 59 município. Gerencia 41 funcionários, dentre eles agentes administrativos, técnicos de enfermagem, enfermeiro, médicos e supervisores. Função de muita responsabilidade, sua ascensão a este cargo foi um reflexo de seu desempenho dedicado. Funcionária exemplar, nos 25 anos de carreira, se tornou conhecida por sua competência e capacidade e por isso recebe hoje o título de Mulher Cidadã.

 

O Vereador Pr. Paulo César entregou o Troféu Mulher Cidadã à Rosângela de Fátima Soares:

 

Natural de Divinópolis, Dra. Rosângela de Fátima Soares é filha de Jésus Soares Siqueira, o conhecido Militão e Nair de Castro Siqueira. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte em 1979 exerce medicina há 33 anos. Começou a trabalhar no Hospital São João de Deus em dezembro de 1981. Dra. Rosângela de Fátima Soares além de salvar vidas, traz vidas ao mundo já que formação e dedicação principal ocorre na área de ginecologia e obstetrícia. Hoje, alem de exercer sua profissão junto ao Hospital São João de Deus, trabalha também nos Hospitais Santa Mônica e São Judas Tadeu. Muitos divinopolitanos que hoje caminham pelas ruas da cidade aqui estão graças ao trabalho responsável e dedicado da Dra. Rosângela de Fátima Soares. Ao longo desta trajetória foram cinco mil partos realizados. Hoje, a médica tem orgulho de dizer que já está na segunda geração: fazendo parto das meninas que fez nascer.

 

O Vereador Roberto Bento homenageou Célia Maria Batista:

 

Célia Maria Batista é natural de Pitangui, mas aos sete meses de vida mudou-se para Divinópolis ao lado dos pais José Geraldo Batista e Luiza José de Vasconcelos. Nesta cidade, se tornou mãe de Klender Luis Batista e Luis Alberto dos Santos. Célia Maria Batista é funcionária pública há quatro anos. Está lotada na Secretaria Municipal de Saúde onde atua como agente comunitário. Entre suas competências estão a promoção, prevenção e recuperação da saúde da coletividade. Mulher engajada nas causas sociais é também Presidente da Associação de Moradores do bairro São Caetano onde exerce seu segundo mandato consecutivo. Líder consciente atua como intermediária entre população e órgãos públicos prestando relevantes serviços ao reivindicar e trabalhar por melhorias no bairro onde reside. Seu envolvimento nas causas sociais se estendem também ao Conselho Municipal de Saúde, onde atua como delegada, participando da Meda do Conselho, na Comissão de orçamento, finanças e relações públicas.

 

O Vereador Rodyson do Zé Milton agraciou Helaine Assis Ferreira Costa

 

Helaine Assis Ferreira Costa é natural de Divinópolis. Graduada em pedagogia, com duas especializações: orientação e supervisão, pela FUNEDI/UEMG. Casada com José Antônio Sobrinho não tem filhos de sangue, mas muitos de coração. Empresária do ramo de confecções desde novembro de 1993, dirige a empresa ZH2 indústria e comércio limitada. Devido a sua dedicação, esta é hoje uma das marcas mais conceituadas da confecção divinopolitana sendo sinônimo de qualidade e modernidade. Companheira Leão do Lions Clube Divinópolis Candidés, já atuou neste em diversos cargos de diretoria ocupando inclusive a Presidência por dois mandatos. Atualmente é tesoureira da fraternidade feminina da Loja Maçônica Veritas Vincit onde também atua em diversas atividades. Sua dedicação à filantropia é notória, daí seu envolvimento com os clubes de serviços e movimentos sociais. Sua capacidade de mobilização é reconhecida por todos, bem como sua responsabilidade e principalmente sua contribuição para o desenvolvimento social de Divinópolis.

Veja mais fotos do evento clicando aqui. Para assistir ao vídeo da homenagem, clique aqui.



Câmara Municipal de Divinópolis
Rua São Paulo, 277 - Centro - CEP: 35500-006 - Divinópolis - MG
CNPJ: 23.774.227/0001-90 - Contato:geral@divinopolis.mg.leg.br

Direitos reservados à Câmara Municipal de Divinópolis
Consultoria de Informática: informatica@divinopolis.mg.leg.br