Resumo de Pronunciamentos da 36ª Reunião da Câmara de Vereadores de Divinópolis

O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu sue pronunciamento relembrando sua sugestão de que após a transposição dos trilhos da zona urbana que o espaço seja utilizado para instalação de uma ciclovia. Beto Machado informou também que estará logo mais participando de evento no Teatro Usina Gravatá onde será abordado o transporte por bicicletas como alternativa para resolver problemas de tráfego e incentivar o esporte. Beto Machado falou também sobre a Reunião que presidiu na condição de Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária com o objetivo de resolver o impasse sobre o Projeto de Lei que incorpora a gratificação por produtividade aos salários dos servidores fiscais municipais de nível médio. Beto Machado informou que os de nível superior, empossados em 2007, que também pleiteiam a extensão do benefício, concordaram em permitir a votação da matéria para os de nível médio com a condição de que a Comissão continuar trabalhando junto ao Executivo.

 

O Vereador Adair Otaviano (PMDB) abriu seu pronunciamento elogiando os assuntos abordados na Tribuna Livre e na seqüência esclareceu aos servidores municipais presentes em plenário que de forma alguma trabalharia contra os interesses da categoria e reafirmou que apesar de ter sido mal interpretado na última reunião, seu voto é favorável ao Projeto de Lei que trata da incorporação da gratificação por produtividade aos salários dos servidores municipais. Adair Otaviano também informou que recebeu sem eu gabinete, denúncia de problemas na construção da Unidade de Pronto atendimento da Região Sudeste. Segundo Adair Otaviano, a denúncia dá conta de que estariam utilizando tubulação inadequada para transporte o gás o que poderia colocar em risco funcionários e usuários. O parlamentar afirma que não deve existir pressa em inaugurar a obra apenas para finais “politiqueiros” e que o interesse da população deve ser observado como prioridade.

  

O Vereador Antônio Paduano (DEM) utilizou seu pronunciamento para falar sobre o Projeto de Lei EM 034/2012 que dispõe sobre a incorporação da gratificação por produtividade ao salário dos servidores fiscais do município de Divinópolis. Paduano afirma que avaliou com atenção a matéria e entende que o Projeto faz justiça a uma classe de servidores da Prefeitura e que por isso irá votar favoravelmente ao Projeto. Paduano falou também sobre o pronunciamento do Tribuno André Gonçalves que é engenheiro e manifestou sua preocupação com questões da cidade para as quais pede atenção. Paduano também falou sobre os festejos de Santo Antônio no Distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida) que é um dos mais tradicionais da região. Paduano afirma que fica muito feliz por esta tradição ainda estar viva e comemorou o sucesso do evento realizado este ano que contou com grande público e a presença do Prefeito Vladimir Azevedo.  O Vereador também pediu que a Festa de Santo Antônio, em Ermida, seja reconhecida como Patrimônio Imaterial do Município facilitando assim a preservação da tradição e a captação de recursos.

  

O Vereador Roberto Bento (PT do B) aproveitou a fala do Tribuno André Gonçalves, que apontou problemas de infraestrutura na cidade para falar de sua idéia de se aproveitar os lotes vagos que o município possui para a instalação de áreas de lazer e quadras esportivas que seriam utilizadas para fomentar a prática de esportes resolvendo assim problemas sociais como a falta de segurança, tirando crianças e adolescentes da ociosidade. Roberto Bento afirma que esta idéia faria também com que diminuíssem os transtornos provocados pelos lotes vagos como o surgimento de animais peçonhentos e proliferadores de doença.  O parlamentar pediu também uma revisão no Código Tributário do Município e criticou o pedágio que é cobrado na Rodovia MG 050. Roberto finalizou elogiando o trabalho dos fiscais do município e pedindo que seja ampliado este serviço já que eles garantem o cumprimento da lei preservando os interesses da população. Roberto Bento informou que votará favorável ao projeto que trata da incorporação da gratificação aos salários.

  

A Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento informando ao Tribuno André Gonçalves que ainda se encontrava no plenário que não utiliza os veículos oficiais da Câmara e nem mesmo os celulares. A parlamentar afirmou ainda que a identificação dos veículos foi uma exigência sua porque antes ela não existia. Dra. Heloisa Cerri afirmou que zela pelo dinheiro público porque é muito gastar dinheiro dos outros e que defende a permanência dos veículos no estacionamento da Câmara, durante a noite, para que o carro não seja utilizado para fins particulares. Dra. Heloisa Cerri também criticou o Governo atual afirmando que a Gestão é campeã de arrecadação, mas não tem a mesma eficiência ao aplicar os recursos que foram arrecadados. Dra. Heloisa Cerri afirmou ainda que a Prefeitura pune quem não cuida de seus lotes vagos, mas que a mesma não dá exemplo. A Vereadora também criticou o município pela pressaem inaugurar Unidadede Pronto Atendimento na região Sudeste, que não teria sido feito em tempo hábil e agora estaria sendo concluída “à toque de caixa” para ser entregue antes do processo eleitoral.   Dra. Heloisa Cerri informou ainda que por intervenção do Ministério Público o Prefeito Vladimir e a Secretária Rosenilce Cherie serão multados em cinco mil reais por dia que o Pronto Socorro Regional ficar sem médicos. A parlamentar também voltou a abordar sua preocupação com a gestão das Unidades de Saúde por sistema de OS afirmando que se trata de modelo que permite funcionários indicados, sem preparo o que não melhorará a qualidade do atendimento na área da saúde.

  

O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento falando sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei que incorpora gratificações aos salários dos servidores municipais. Rodyson afirma que é favorável a aprovação da matéria. O parlamentar também registrou que conseguiu emenda parlamentar junto ao Governo do Estado para execução de obra na Avenida Ayrton Sena e imediações onde falta de drenagem pluvial estava prejudicando diversos moradores. Rodyson do Zé Milton informou também que serão realizadas obras estruturantes na região do bairro Alto São Vicente. O Vereador informou também que serão retomadas as obras para construção de CEMEI no bairro Lagoa dos Mandarins. O Vereador também utilizou seu pronunciamento para lamentar o que considera discurso político-partidário em torno de obras que estão sendo executadas no município para resolver os problemas que hoje existem na área da saúde.  O parlamentar afirma que Vereadores estiveram durante o domingo visitando obra de UPA no bairro Sudeste e que ouviram funcionário sem preparo técnico que passou informações equivocadas que foram utilizadas para fins políticos. Rodyson do Zé Milton informou que o servidor inclusive foi demitido.  O parlamentar criticou o pessimismo e o “achismo” de vereadores ao tratar de questões de interesse público.

  

O Vereador Edson Sousa (PSB) utilizou seu pronunciamento para parabenizar o Vereador Beto Machado pela condução dos trabalhos da Comissão Permanente de Fiscalização Financeira e Orçamentária conseguindo resolver o impasse entre servidores que lutam pela incorporação da gratificação por produtividade aos salários. Edson Sousa afirma que não esteve presente, mesmo sendo parte da comissão, porque estava participandoem Belo Horizontede reunião sobre o quadro sucessório municipal. Edson Sousa afirma que Beto Machado mais uma vez salvou o Governo. O parlamentar afirmou que irá votar favorável a aprovação do Projeto que trata da incorporação da gratificação sobre produtividade aos salários dos servidores públicos municipais. O parlamentar afirma que a fiscalização deve ser respeitada e valorizada e que será no próximo governo. Edson Sousa afirma que os fiscais devem ser respeitados com um plano que contemple a todos já que não existe entre os tipos de fiscais o melhor, por entender que todos desempenham a função de proteger a sociedade.

  

O Vereador Presidente da Câmara, Anderson Saleme (PR) cumprimentou os servidores municipais presentes informando que com a votação do projeto que incorpora a gratificação sobre produtividade aos salários irá contemplar a categoria. Anderson Saleme também parabenizou o Tribuno André Gonçalves pela fala em defesa dos interesses de Divinópolis. O parlamentar também parabenizou todos os atletas que participaram da Corrida de Pentecostes e elogiou principalmente a abertura para os deficientes físicos (cegos e cadeirantes).  Anderson Saleme falou também sobre a presença de Deputados Estaduais que participaram de Audiência Pública na Câmara que teve como tema a Violência contra a Mulher.  Anderson Saleme lamentou em seu pronunciamento que ainda sejam altos números da violência contra a mulher e defendeu políticas públicas que combatam este mal social. O Presidente da Câmara informou que esteve visitando o Centro de Ressocialização para menores e manifestou seu apoio ao trabalho dos profissionais do local que atuam na reinserção social dos menores infratores.   Anderson Saleme também destacou em sua fala a importância do Servidor Público e que nesta data, dezenove de junho, a categoria dos servidores municipais ficais conquistou uma vitória.  O parlamentar finalizou falando sobre o Projeto de Lei de sua autoria que cria a semana de conscientização sobre os transtornos mentais e que esteve no bairro Candidés onde conversou com vários moradores que reivindicaram melhorias e benfeitorias.



Câmara Municipal de Divinópolis
Rua São Paulo, 277 - Centro - CEP: 35500-006 - Divinópolis - MG
CNPJ: 23.774.227/0001-90 - Contato:geral@divinopolis.mg.leg.br

Direitos reservados à Câmara Municipal de Divinópolis
Consultoria de Informática: informatica@divinopolis.mg.leg.br