Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com id: 53

Pessoas sem deficiência física vivenciam dificuldades de cegos e cadeirantes

Representantes de Órgãos Públicos Municipais e entidades direcionadas as pessoas com deficiências, além de membros da população, se concentraram na tarde desta sexta-feira (31), na Praça do Santuário para percorrem juntos o trajeto da “1ª Cadeirada”, que culminou na Praça Jovelino Rabelo, em frente à Câmara de Vereadores de Divinópolis.

A intervenção marcou a primeira atividade do último dia da Semana da Pessoa com Deficiência e chamou a atenção de pedestres e motoristas que percorriam a região central de Divinópolis.

O objetivo da “1ª Cadeirada” foi oportunizar ao cidadão comum, compreender como é o cotidiano de uma pessoa com deficiência física e visual, utilizando cadeiras de rodas e viseiras, fazendo alusão às dificuldades e obstáculos enfrentados pelos deficientes nas ruas do município.

Com os olhos vendados, o representante da equipe de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Cláudio Guadalupe experimentou as sensações vividas no cotidiano dos deficientes visuais ao percorrer o caminho da caminhada.

“A sensação em um primeiro momento é de estranheza e isolamento. Durante a caminhada, eu tropecei várias vezes e tive que ser ajudado por uma amiga para conseguir andar e não esbarrar nos obstáculos físicos existentes nas ruas de Divinópolis”, conclui.

Já o Psicólogo do Setor de Recursos Humanos da ADEFOM, Richard Tavares vivenciou por alguns instantes a sensação de ser um usuário de cadeiras de rodas.

“Primeiramente eu tomei um choque ao me colocar no lugar de um usuário de cadeira de rodas. Ações que eu costumo fazer naturalmente ou automaticamente no meu dia-a-dia, eu não consegui realizá-las ao utilizar a cadeira de roda. Foi uma lição de vida”, contou emocionado.

Câmara Municipal de Divinópolis
Rua São Paulo, 277 - Centro - CEP: 35500-006 - Divinópolis - MG